Politica
Inspector-geral do IGAE pede colaboração institucional para a moralização na gestão pública
O inspector-geral da Administração do Estado, Sebastião Ngunza, pediu, nesta segunda-feira, 10, no Lubango, a colaboração institucional da Procuradoria-Geral da República (PGR), Polícia Nacional e Serviço de Investigação Criminal (SIC) na moralização da sociedade.
Na ocasião, Sebastião Ngunza, que falava na abertura de um seminário sobre normas e procedimentos, exortou aos gestores públicos das unidades orçamentais e agentes administrativos da província da Huíla sobre a necessidade de “observância rigorosa” das normas e princípios da gestão pública.
Aos administradores municipais, directores de gabinetes provinciais e demais agentes administrativos da província da Huíla, Sebastião Ngunza pediu o cumprimento dos princípios elementares de gestão pública.
“O apoio que solicito se reveste de capital importância na medida em que, para além da actividade tradicional de controlo interno, a Delegação Provincial de Inspecção da Huíla replica, a nível local, as acções de combate à corrupção”, afirmou.
Sebastião Ngunza argumentou que as delegações provinciais de inspecção surgem como serviços desconcentrados da IGAE que, a nível provincial, executam as atribuições do órgão.
Aquele responsável explicou que as acções preventivas e pedagógicas constituem a forma predilecta da Inspecção Geral da Administração do Estado contribuir para a educação e consciencialização dos funcionários e agentes públicos.
