Lifestyle
Semba domina carnaval de Luanda edição 2026
O estilo de dança Semba é o que vai predominar a edição deste ano do Carnaval de Luanda, a maior festa popular de Angola, sendo dançada por nove dos 13 grupos que vão desfilar na classe A, conforme se pode observar no programa final dos desfiles, a que o Correio da Kianda teve acesso nesta quinta-feira.
União Operário Kabocomeu do Município do Sambizanga, União Kazucuta também do Sambizanga e União Juventude do Kapalanga do Município dos Mulenvos, que se apresentam com a Kazucuta e União Ginga Mbande de Viana com a Cabecinha, são os grupos que não vão dançar o Semba na edição deste ano do Carnaval, na classe A.
Já na classe B, que tem 15 grupos aptos para o desfile, o grupo União Estrela Kazucuta do Cazenga com Cazucuta e União União Twabixila dos Mulenvos vai dançar a Dizanda.
Na Classe infantil, onde estão inscritos 15 grupos, nove vão dançar o Semba, ao passo que os outros seis apresentam-se com Kazucuta (4), Dizanda e Cabecinha. Maianga, Rangel, Kilamba Kiaxi, Cacuaco, Ingombota e Sambizanga são os municípios de cujos grupos dançam, maioritariamente o Semba.
O Carnaval de 2026 acontece nos dias 14, 15 e 16 de Fevereiro, na Nova Marginal de Luanda, na praia do Bispo.
No primeiro dia acontece o desfile da classe infantil, dia seguinte, no domingo 15 será a vez dos grupos da classe B de adultos desfilarem.
O desfile central do Carnaval de Luanda acontece na segunda-feira 16. O entrudo deste ano terá como lema “Carnaval, a Nossa Identidade na Valorização Cultural”.
O grupo União Recriativo do Kilamba, do município do Rangel, venceu a edição do ano de 2025.
