Desporto
“Corrupção, manipulação de resultados e chantagens tem manchado a credibilidade do nosso futebol” – FAF
“Nos últimos tempos, as práticas que indiciam a corrupção, manipulação de resultados, suborno e chantagens, com o envolvimento de agentes desportivos entre jogadores, treinadores, dirigentes, árbitros, e não só, tem vindo a manchar e denegrir a credibilidade do futebol angolano, com a flagrante violação dos regulamentos da FAF, CAF e FIFA”.
A informação consta de um comunicado conjunto apresentado esta terça-feira, 16, durante a conferência de imprensa realizada na Federação Angola de Futebol (FAF). De acordo com a nota, estas práticas, para além de manchar a boa imagem, retira “a integridade e verdade que todos pretendem alcançar para o ambiente desportivo saudável”.
Pela nota, a Federação Angolana de Futebol (FAF), a ANCAF e a Associação Nacional dos Futebolistas de Angola (ANFA) apelam a denúncia de ofertas de presentes, promessas de recompensa, chantagem por parte de dirigentes ou treinadores, envolvência directa ou indirecta, em apostas, jogos, lotarias e eventos similares ou transições relacionadas com jogos de futebol bem como a mudança de postura e abstinência em actos que ferem a ética e a verdade desportiva.
“Quem primar por tais práticas colocará em perigo a equipa e a carreira”, alertou a organização. “Tendo como consequência a tomada de medidas disciplinar a luz do regulamento da FAF, bem como a responsabilização criminal, colocando a sua carreira em risco e sujeitando-se à erradicação do futebol”, lê-se na nota.