Desporto
Alves Simões quer substituir Girabola pela Liga Angolana de Futebol
Até o ano de 2028, o Presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF) prometeu esta terça-feira, 17, implementar, em substituição do Girabola, a Liga Angolana de Futebol, a retirada dos custos de arbitragem aos clubes, além da massificação do futebol feminino e da prática da modalidade nas escolas e nas comunidades.
Alves Simões fez, igualmente, um balanço positivo às estratégias que aplicou na época 2024/2025, durante conferência de imprensa na Urbanização Nova Vida, com o fim de apresentar, igualmente, os próximos objectivos.
Em declarações diante da equipa de jornalistas no auditório da sua sede, Alves Simões está acompanhado dos principais adjuntos e membros directivos na FAF, que também estão a ter a palavra, incluindo o treinador da selecção principal, Pedro Gonçalves, que no último fim-de-semana, anexou mais um troféu ao país, que é o quinto título da Taça Cosafa, além dos apuramentos ao Chan, ao CAN no Marrocos e até ao momento, a travar uma luta equilibrada para regressar ao Mundial de Futebol de 2026.
Além destas conquistas do futebol nacional, também realçando a excelente campanha da selecção masculina de futsal e a sua campanha no Mundial ocorrido no Uzbequistão, as atenções também recaem nos campeonatos internos rumo a uma melhor organização estrutural e obtenção de patrocínios.
Alves Simões está a cumprir o seu primeiro mandato como líder da FAF, após derrotar em Novembro do ano passado o antigo dirigente Artur Almeida.