Sociedade
Janeiro Branco: psicóloga destaca a importância da prevenção na saúde mental
A psicóloga Ana Fernandes defendeu um maior cuidado com a saúde mental, uma vez que tem aumentado o número de casos de doenças relacionadas com a mente em Angola.
Por ocasião do Janeiro Branco, mês de consciencialização sobre a saúde mental, Ana Fernandes afirmou que a cultura do diálogo no seio familiar é fundamental na promoção da saúde mental.
A especialista alerta que, se a prevenção é sempre a melhor abordagem, o diálogo contínuo dentro das famílias pode actuar como uma ferramenta eficaz para evitar tais questões.
“O autoconhecimento é uma das bases fundamentais que o ser humano desde muito pequenino deve começar a perceber. Há vários estudos hoje que comprovam que a forma como somos educados forma o tipo de adultos que nós seremos” disse.
Para a psicoterapeuta, a falta de autoconhecimento e o imediatismo presentes na sociedade angolana, contribuem significativamente para o desenvolvimento de problemas psicológicos.
Por conta disso, Ana Fernandes sugere a busca por consultas periódicas com profissionais especializados, acção que permite o diagnóstico precoce de condições mentais, ajudando a os indivíduos a lidar com os desafios psicológicos antes que se tornem graves.
“O meu maior conselho e que serve também como primeira prevenção é procurar um profissional para lhe ajudar a se compreender, cuidar e se amar. Esse profissional seja ele um psicólogo ou um terapeuta vai conseguir dar as bases para que a pessoa atinja o auge daquilo que é a saúde mental”, adiantou.
Segundo a OMS, a saúde mental é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças.
