Connect with us

Sociedade

Doenças psiquiátricas afectam mais de 350 mil angolanos

Published

on

Nos últimos três anos, um total de 359 579 pessoas com transtornos mentais estiveram em tratamento nas unidades sanitárias do país.

A informação foi avançada esta terça-feira, 10, pela coordenadora do programa de saúde mental, Massoxi Vigário, por ocasião do Dia Mundial da Saúde Mental que ontem se assinalou. Explicou que o número é bastante preocupante, uma vez que se regista um crescimento.

A violência doméstica, luto, transtornos de aprendizado não identificados, consumo de drogas, álcool e problemas afectivos, são apontados como estando na base das doenças do fórum psiquiátrico, que têm acometido pessoas dos 10 aos 45 anos.

Só o hospital psiquiátrico de Luanda, a responsável do programa de saúde mental disse que, neste momento, possui 381 pacientes internados com idades compreendidas entre os 15 aos 55 anos de idade.

Massoxi Vigário referiu que há uma preocupação gritante relativamente ao quadro da saúde mental no país, que promove o surgimento de outras doenças consideradas orgânicas, nomeadamente a hipertensão, diabetes, patologias gástricas.