Ligar-se a nós

Sociedade

40 anos depois idoso cego volta a ver: “foi como nascer de novo”,  disse o italiano

Publicado

em

Quarenta anos depois, um ancião cego italiano de 86 anos voltou a ver hoje, 2, a sua superfície ocular foi reimplantada durante uma cirurgia inédita e o que parecia impossível aconteceu.

Foram 40 anos sem esperança que agora, graças a uma cirurgia inovadora, acaba de se tornar realidade. A intervenção foi realizada no hospital Molinete, em Turim, e o paciente já se encontra a recuperar em casa.

Convivia com a cegueira total em ambos os olhos. Agora toda sua superfície ocular foi reimplantada numa operação que durou quatro horas e o que parecia impossível aconteceu. A cirurgia foi realizada no hospital Molinete em Itália não podia ter corrido melhor apesar das condicionantes, como a idade e algumas fragilidades do paciente.

No final da cirurgia o idoso que passou a ver disse que foi como nascer de novo.

“Quando acordei e comecei a ver o contorno dos meus dedos e da minha mão, foi como nascer de novo”, disse, comovido, o senhor. Voltar a ver era um sonho distante do idoso mas que a ciência foi capaz de realizar. A família agradeceu aos médicos mesmo sem saber de que forma pode agradecer-se tal gesto. O paciente já está em casa e recupera de acordo com o esperado.

Em relação à operação, esta consiste em ter alargado o transplante de córneas para a inteira superfície ocular, aos tecidos conjuntivos-esclerais, que têm um papel fundamental em permitir o sucesso do transplante em condições particulares, disseram os médicos numa nota oficial.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD