Politica
UNITA acusada de ameaçar advogado constituído por jornalistas em via de despedimento na RD
Um advogado que foi constituído por alguns jornalistas em despedimento na Rádio Despertar, afecta a UNITA, foi ameaçado e obrigado a deixar de defender os profissionais da comunicação social, abrangidos no processo de despedimento com vista a desafogar os recursos humanos, e pela incapacidade financeira, segundo dados avançados pelos responsáveis da antiga VORGAN.
A nossa fonte assegurou que, o advogado já não atendia as chamadas, quando confrontado no seu escritório, foi categórico em afirmar: “recebi no meu escritório um enviado da UNITA, de nome Henderson Moço, do Conselho Nacional de Jurisdição e Auditoria, que ameaçou-me, no sentido de não defender esses jornalistas, sob pena de arcares com as consequências”, desabafou o causídico.
Perto de dez jornalistas afectos àquele órgão foram notificados a cessar o contrato com a estação emissora, mas, alguns sentem-se injustiçados, por isso, procuram defender os seus direitos que consideram lesados pela medida.
Entre os profissionais abrangidos encontram-se, Arlindo Caniela, Palmira Vilares, Hugo Elias, Victória Sacutala, dentre outros.
Entretanto, alguns negam receber o valor de indenização por considerarem irrisório e prometem dar seguimento do processo nos órgãos judiciários.
A nossa redacção contactou uma fonte fidedigna ligada a UNITA, sem gravar a entrevista, disse que a informação não corresponde com a verdade, visto que a vocação daquele órgão é tratar assuntos internos do partido, e não da Rádio Despertar.
Questionado sobre a alegada ida do membro do Conselho de Jurisdição e Auditoria da UNITA, ao escritório do advogado Osvaldo Eyambi, a quem proibiu de dar seguimento a defesa dos constituintes, a fonte que temos vindo a citar afirmou que “Henderson Moço, teria estabelecido este contacto por ser também jurista”, disse.
Recordar que a UNITA, é um partido que defende um Estado Democrático e de Direito, consubstanciados em liberdades dos cidadãos.
