África
Uganda: Museveni disse que sua vitória nas eleições demonstra domínio do seu partido
No Uganda, o presidente Yoweri Museveni disse à nação durante um discurso este domingo, 18, um dia após ser declarado vencedor que o resultado deu “um bom gostinho da força de seu partido”, destacando que “a oposição teve sorte”.
Para Museveni, sua vitória esmagadora nas eleições demonstrou a dominância de seu partido, que governa o país da África Oriental há quatro décadas.
“10 milhões do meu povo não apareceram. Eles (a oposição) teriam ficado muito envergonhados”, disse Museveni, sobre sua vitória, referindo-se da baixa participação eleitoral na eleição daquele país
Referir que a participação eleitoral de acordo com informações apuradas foi de 52%, a menor desde o retorno de Uganda à política multipartidária em 2006.
Entretanto, Museveni disse acreditar que muitos dos que não votaram eram membros do partido governista, dirigindo-se à nação a partir de sua casa no interior do oeste de Uganda, onde muitas autoridades se reuniram para ouvir o presidente falar publicamente pela pri00meira vez desde sua vitória.
Sublinhar que Yoweri Museveni obteve mais de 71,6% dos votos, enquanto seu adversário mais próximo e líder da oposição mais proeminente de Uganda, Bobi Wine, obteve 24,7% dos votos, segundo resultados oficiais rejeitados por Wine por serem falsos.
