Sociedade
UAN: estudantes do ISCISA denunciam irregularidades na eleição do presidente da associação estudantil
A Associação dos Estudantes do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Agostinho Neto (AE-ISCISA/UAN) denuncia, em uma nota de repúdio, os atropelos, que se vêm registando no processo que visa eleger o Presidente da Associação de Estudantes da maior universidade pública do país.
De acordo com o documento desta quinta-feira, 14, a que o Correio da Kianda teve acesso, o processo tem sido “marcado por atropelos aos princípios democráticos, irregularidades procedimentais e falta de transparência, que põem em causa a legitimidade da entidade que deveria representar, de forma inclusiva e equitativa, o corpo estudantil da nossa universidade”.
Aquele órgão representativo dos Estudantes da unidade orgânica da UAN, virada ao ensino das Ciências da Saúde vai ainda mais longe, ao considerar alarmante a negação da convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária, mecanismo legítimo e previsto para a resolução de conflitos e impasses institucionais.
“Esta recusa representa um desrespeito não só aos estatutos que regem a associação, mas também à voz e à vontade dos estudantes que têm direito de se manifestar, deliberar e fiscalizar os processos que os afetam diretamente”, lê-se.
A AE-ICS/UAN entende que o fortalecimento da democracia estudantil só é possível com transparência, inclusão e respeito aos princípios estatutários e éticos. Reiteramos, assim, o nosso compromisso com a justiça e a legalidade.
Por conta desta situação, aqueles estudantes exigem que seja reavaliado com urgência o processo eleitoral em curso, garantindo-se ampla participação e lisura, bem como a convocação imediata da Assembleia Geral Extraordinária, que de acordo co mm documento, foi solicitado por diversas vozes do movimento estudantil, para debater e resolver os atropelamentos ocorridos.
À reitoria da Universidade Agostinho Neto, bem como a às entidades académicas e demais associações estudantis, a Associação apela ao acompanhamento com atenção o referido processo e se posicionem em defesa da legalidade e da democracia no seio da nossa instituição.
Lembrar que as associações de Estudantes das Unidades orgânicas da Universidade são eleitas pelos respectivos estudantes, e os presidentes em mandato é que concorrem, por lista, à gestão da Associação de Estudantes da Universidade.
