Mundo
Timor-Leste doa USD 10 milhões para ajudar Portugal a recuperar dos incêndios
Foi aprovado em reunião de conselho pelo Governo de Timor-Leste esta quarta-feira, 27, um donativo de 10 milhões de dólares para apoiar a recuperação de danos causados pelos incêndios em Portugal.
De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, a resolução apresentada pelo primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, autoriza a concessão de um donativo no valor de 10 milhões de dólares à República portuguesa, destinado a apoiar a recuperação dos danos causados pelos incêndios.
Pelo mesmo comunicado, o Governo timorense demostra também a sua solidariedade com as autoridades e povo portugueses diante dos graves incêndios florestais.
Desde Julho de 2025, Portugal tem sido alvo de múltiplos incêndios rurais de grande dimensão desde, sobretudo nas regiões Norte e Centro.
As autoridades afirmam que o fogo provocou até ao momento quatro mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, alguns com gravidade, e destruíram total ou parcialmente casas de primeira e segunda habitação, bem como explorações agrícolas e pecuárias e área florestal.
No entanto os dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) apontam que até hoje arderam cerca de 250 mil hectares no país.