Ligar-se a nós

África

Sudão: novo primeiro-ministro dissolve governo um dia depois de assumir o cargo

Publicado

em

De acordo com relatos da agência de notícias estatal SUNA, o primeiro-ministro sudanês, Kamil Idris, dissolveu o governo interino do país.

A notícia veio na noite de domingo, apenas um dia depois que Idris fez o juramento de posse como o primeiro primeiro-ministro do país desde um golpe militar há quatro anos.

O Sudão mergulhou em Abril de 2023 numa guerra civil quando as tensões entre os militares e o grupo separatista das Forças de Apoio Rápido explodiram em guerra aberta na capital Cartum e em outras partes do país.

Em um discurso no domingo, o novo primeiro-ministro pediu aos países que apoiam as Forças de Apoio Rápido que cessem as “operações criminosas”, tendo prometido “servir a nação e o povo sudanês com a maior sinceridade e dedicação”.

Idris não disse quando um novo governo seria nomeado.

Pelo menos 24 mil pessoas foram mortas, embora o número seja provavelmente muito maior.

Mais de 14 milhões foram deslocados e forçados a deixar suas casas, incluindo mais de 4 milhões que afluíram para países vizinhos.

A guerra foi marcada por atrocidades, incluindo estupros em massa e assassinatos por motivos étnicos que equivalem a crimes de guerra e crimes contra a humanidade, especialmente na região ocidental de Darfur, de acordo com as Nações Unidas e grupos internacionais de direitos humanos.

A fome foi anunciada em pelo menos cinco locais com epicentro na região destruída de Darfur.

Continuar a ler
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Sudão: novo primeiro-ministro dissolve governo um dia depois de assumir o cargo - falabwe

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD