Mundo
Coreia do Sul: candidato da oposição vence eleições presidenciais
Na Coreia do Sul, o candidato da oposição Lee Jae-myung de centro-esquerda, é dado como vencedor das eleições presidenciais, com 51,7% dos votos, segundo as projecções divulgadas após o encerramento desta votação com uma única volta.
As três maiores emissoras de televisão sul-coreanas, informaram que “de acordo com as sondagens à boca das urnas, Lee Jae-myung do Partido Democrata, obteve 51,7% dos votos, contra 39,3% do seu principal adversário, o conservador Kim Moon-soo do Partido do Poder Popular, direita.
O terceiro candidato mais votado é Lee Jun-seok, do Partido Nova Reforma, com 7,7%.
A pesquisa foi realizada junto de mais de 80 mil eleitores em 325 secções eleitorais em todo o país e tem uma margem de erro de 0,8 pontos percentuais, mais ou menos, com um nível de confiança de 95%.
A Comissão Eleitoral Nacional iniciou a contagem dos votos após o encerramento das urnas às 20 horas locais e 12 horas em Angola, e espera-se que o nome do vencedor seja conhecido ao longo da noite.
Esta votação, cujo resultado ainda precisa de ser confirmado pela Comissão Eleitoral Nacional, deve permitir que a Coreia do Sul recupere um líder e a estabilidade política, após seis meses de crise desencadeada pelo anterior chefe de Estado, Yoon Suk-yeol.
No início de Dezembro, Yoon declarou surpreendentemente a lei marcial e enviou o exército para assumir o controlo do parlamento, amplamente dominado pela oposição, a fim de silenciá-lo.
Na ocasião, um número suficiente de deputados conseguiu reunir-se para votar uma moção e rapidamente fazer fracassar a iniciativa do então Presidente, que foi classificada como um golpe de força.