Ligar-se a nós

Sociedade

Situação da IURD em Angola depende de bispos, diz ministro da Cultura

Publicado

em

A situação da Igreja Universal em Angola depende do entendimento entre os bispos angolanos, Alberto Segunda e Valente Luís, defendeu esta quinta-feira, 15, o ministro da Cultura e do Turismo, Filipe Zau.

“O Estado já fez a sua parte e tem trabalhado com a direcção da Igreja Universal em Angola. Agora as partes devem encontrar mecanismos para a sua reconciliação”, disse o ministro durante reunião com deputados da sétima Comissão da Assembleia Nacional.

Reconhecida em Angola desde 1992, as divergências internas da IURD em Angola arrastam-se desde 2019 e culminaram na separação da igreja em duas alas, reclamando ambas a designação IURD Angola: uma, ligada ao Brasil, actualmente liderada pelo bispo angolano, Alberto Segunda, e outra, formada pela ala angolana dissidente, dirigida por Bizerra Luís, reconhecida pelo governo angolano, através do Instituto Nacional dos Assuntos Religiosos (INAR) como representante legítima.

As duas alas reclamam ser as legítimas representantes da igreja brasileira fundada por Edir Macedo.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD