Ligar-se a nós

Economia

Sector industrial angolano projecta contribuição no PIB com 10% até 2027

Publicado

em

A participação do sector industrial no Produto Interno Bruto (PIB), angolano poderá atingir até 10%, até 2027, contra os actuais 7,5%. A projecção foi revelada esta quarta-feira, 29, pelo ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira, ao intervir no painel sobre “financiamento industrial”, enquadrado na 3ª Cimeira sobre Financiamento para o Desenvolvimento de Infra-estruturas em África, que encerra esta sexta-feira, 31, em Luanda.

O governante afirmou que “o sector industrial, com excessão do mineiro, petróleo e gás, também quer ser agregador de valor ao PIB das economias africanas.

“Nós dissemos que o nível de participação do sector industrial da composição do PIB nos países africanos em média não ultrapassa os 10%, portanto, isto é algo que devemos trabalhar todos os países africanos” sublinhou.

Para Rui Miguêns, os africanos têm visão clara do que falta ser feito, e como é que se pode fazer para que o continente esteja num patamar diferente de desenvolvimento, sendo o Programa de Industrialização Acelerada do Continente Africano institucionalizado em 2008, uma boa base para isto, precisando actualmente que cada governo trabalhe com coerência, visão e firmeza com propósito para que o desenvolvimento seja efectivado.

A 3ª Cimeira sobre Financiamento para o Desenvolvimento de Infra-estruturas em África prevê mobilizar até 160 mil milhões de dólares norte-americanos para o continente.

Angola apresenta neste evento pelo menos 16 projectos estruturantes, ligados ao sector dos transportes e logística, energias renováveis e tecnologia, com destaque para o Corredor do Lobito e infra-estruturas portuárias.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD