Ligar-se a nós

Destaque

Ruanda anuncia saída da Comunidade Económica dos Estados da África Central

Publicado

em

O Ruanda anunciou no último sábado, a sua saída da Comunidade Económica dos Estados da África Central, organização destinada a promover a cooperação económica na região.

Kigali anunciou a decisão através de um comunicado saído no mesmo dia da última cúpula da CEEAC.

“Ruanda deplora a instrumentalização da Comunidade Económica dos Estados da África Central pela RDC”, lê-se no documento publicado pelo governo daquele país.

“Este desvio veio à tona mais uma vez hoje no contexto da 26ª Cúpula em Malabo, onde o direito de Ruanda à presidência rotativa, conforme estabelecido no artigo 6 do tratado, foi deliberadamente ignorado para impor o diktat da RDC”, dizia o comunicado.

Enquanto Ruanda estava definido para assumir a presidência rotativa da organização para o próximo ano durante a cúpula no sábado, funcionários da RDC alegaram que não poderiam participar de uma cúpula que ocorreria em Ruanda.

À luz das tensões entre a RDC e Ruanda, a presidência acabou por ser conferida à Guiné Equatorial, que já presidiu a organização no ano passado.

As tensões entre o Ruanda e a sua vizinha RDC ainda estão altas após meses de confrontos militares entre as forças da RDC e o grupo M23, apoiada pelo Ruanda, no leste do Congo.

A CEEAC era até agora composta por onze estados membros, incluindo Angola, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Congo, Gabão, Guiné Equatorial, República Democrática do Congo, Ruanda, São Tomé e Príncipe e Chade.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD