País
Rádio Nacional de Angola assinala 42 anos
A Rádio Nacional de Angola (RNA) comemora hoje (sábado, 5 de Outubro), o quadragésimo segundo aniversário desde que, em 1977, o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, efectuou uma visita às suas instalações, em Luanda.
A RNA, como órgão de comunicação social, tem como objectivos, dentre outros, contribuir para a informação do público e garantir aos cidadãos o direito de se informarem.
Além da língua portuguesa, a RNA emite em 12 línguas nacionais, a partir de Luanda, e 59 regionais, a partir das emissoras provinciais.
A cobertura é feita por uma rede nacional de emissores de frequência modulada (FM), de ondas médias (OM) e de ondas curtas (OC).
Refira-se que foi com a visita do primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto, a 5 de Outubro de 1977, que esta data passou a ser considerada como o dia da Rádio Nacional de Angola.
A emissão da Rádio Nacional de Angola, na altura, já cobria grande parte do território nacional. Este facto foi exaltado pelo presidente Agostinho Neto durante a sua intervenção na sede da RNA, em Luanda.
O Fundador da Nação disse que foi graças aos esforços dos profissionais daquela casa de rádio que, “se tem ouvido a voz da Rádio Nacional numa grande parte da superfície de Angola”.
Actualmente a RNA é dirigida por um Conselho de Administração.
