Mundo
Presidente da Tunísia demite primeiro-ministro Kamel Madouri
O presidente da Tunísia, Kais Saied, demitiu o primeiro-ministro Kamel Madouri, nas primeiras horas de sexta-feira, de acordo com um comunicado da presidência.
Madouri, um tecnocrata nomeado em Agosto de 2024 durante uma grande remodelação do governo, foi imediatamente substituído por Sarra Zaafrani Zenzri, o Ministro do Equipamento, enquanto o resto do governo permanece inalterado.
Nenhuma explicação oficial foi dada para a remoção de Madouri. Isso marca a quarta vez desde a tomada de poder de Saied no verão de 2021 que um primeiro-ministro foi demitido sem aviso prévio.
Como de costume, a presidência anunciou a mudança por meio de um breve comunicado no Facebook, sem comentar a saída de Madouri.
Saied, no entanto, enfatizou a necessidade de Zaafrani coordenar melhor o “trabalho governamental” e abordar “os obstáculos para atender às expectativas do povo tunisiano”.
Nas últimas semanas, o presidente expressou publicamente sua frustração, pedindo aos ministros que tomassem medidas decisivas.
