Ligar-se a nós

África

Mais de cem mil refugiados fugiram da RDC para países vizinhos desde Janeiro

Publicado

em

Pelo menos cem mil cidadãos da República Democrática do Congo fugiram para países vizinhos, em menos de três meses, devido ao conflito no leste do país, alertou hoje o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

De acordo com o comunicado do ACNUR, em menos de três meses, o número de congoleses que fugiram para os países vizinhos aumentou para mais de 100 mil, devido às hostilidades em curso na província do Kivu-Norte, particularmente nos territórios de Masisi e Walikale, juntamente com uma situação de segurança extremamente volátil em Bukavu e nas zonas circundantes da província do Kivu-Sul.

Na capital do Kivu-Norte, Goma, e arredores, “os locais que anteriormente albergavam 400 mil deslocados internos foram todos destruídos, deixando as famílias sem abrigo e sem protecção”, lamentou a agência das Nações Unidas.

Por sua vez, “as graves lacunas de financiamento”, nomeadamente “os cortes” ao mesmo, estão “a prejudicar gravemente os esforços humanitários” na região. Por isso, “os parceiros humanitários estão a lutar para reconstruir os abrigos, deixando as pessoas deslocadas com poucas opções de sobrevivência”, indicou.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD