Ligar-se a nós

Sociedade

Populares em Luanda acusam presidente da comissão de moradores de garimpo de energia eléctrica

Publicado

em

Os moradores do bairro Deolinda Rodrigues, nos Mulenvos de cima, em Luanda, denunciam garimpo de energia da rede pública na zona, protagonizado por membros da comissão de moradores.

Os populares afirmam que chegam a pagar entre 2 a 4 mil kwanzas para receberem o serviço, por isto apelam a intervenção das autoridades para a resolução do problema e distribuição regularizada da energia eléctrica.

Afirmam terem noção do crime, mas que a comissão de moradores tem justificado que os valores monetários são encaminhados à Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE).

Já o Presidente da Comissão de Moradores João Ferreira, garante ter conhecimento dom esquema de garimpo de energia, mas nega as acusações, e atribui responsabilidade a gestão passada, justificando que depois de assumir o cargo ordenou o corte das ligações eléctricas ilegais.

E o jurista Fernando Kawewe avançou que a se provar a acção de indecorosa dos acusados, a moldura penal dependerá do envolvimento de cada membro da comissão de moradores no garimpo de energia.

Kawewe alertou para a gravidade da pena em casos de prejuízos avultados ao Estado e ao exercício pleno da sua função de servidor público.

O também comentador desta estação emissora defendeu, por outro lado, a necessidade se levar a cabo uma acção de capacitação ao nível dos órgãos da administração do estado para se por cobro a este tipo de prática.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD