Ligar-se a nós

Economia

Populares chamados a poupar face as actuais alterações de preços

Publicado

em

Tendo em conta o recente aumento dos preços do gasóleo e consequentemente do táxi, alguns especialistas apelaram esta terça-feira, 08, a criação do hábito de poupança entre a população, para melhor lidar com as alterações de preços de outros bens e serviços.

José Lumbo disse em seu pronunciamento que é necessário que se ensine mais sobre o assunto, dada a exigência do contexto.

“Apelamos as pessoas a fazem o máximo de contenção e estrarmos de facto preparados para qualquer alteração no mercado, porque os preços vão alterar por duas vias, da pressão inflacionária e também por via da especulação”, disse.

Por isso, “o Governo deve também estar atento as possíveis especulações que podem surgir”, avançou.

Por sua vez, o consultor e educador financeiro, Catarino Kissongo, entende que o actual ambiente económico do país é desafiador no que diz respeito a poupança, entretanto avança que o assunto deve ser urgentemente levado ao conhecimento da população.

“Existem algumas razões para a falta de poupança, como o ambiente económico actual. Tudo bem que boa parte das pessoas não tem literacia financeira, mas também as pessoas não conseguem, com o rendimento que tem hoje, pagar aquilo que em literacia financeira chamamos de despesas essenciais, o que dizer da poupança ou investimento? Então é extremamente difícil”, referiu.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD