Luto
Parlamento homenageia deputado da UNITA Diamantino Mussokolo no Estado Maior General do Exército

O Parlamento angolano homenageou, neste sábado, 21 de Junho, o deputado Diamantino Domingos Mussokola, falecido no dia 13 de julho, em Luanda, aos 54 anos de idade, vítima de doença, numa das unidades hospitalares privadas em Luanda.
A cerimónia decorreu no Quartel do Estado Maior General do Exército (ex-RI20), com a presença de altas entidades nacionais.
Em representação da Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, a deputada Teresa Neto, que leu a mensagem de condolências, destacou na sua leitura, o compromisso, humildade e dedicação de Mussokola às causas nacionais. “O deputado deixa um legado de camaradagem e ensinamentos que enriqueceram os debates políticos na Casa das Leis”, afirmou.
Por sua vez, deputado Vigílio Tyova, do MPLA, recordou Mussokola como “uma grande perda para o país e para a Assembleia Nacional”, sublinhando o seu carácter interventivo e o espírito alegre que o caracterizava.
Já a deputada da UNITA, Albertina Ngolo, lamenta a morte prematura e enaltece a responsabilidade e o papel activo do colega em diversas comissões parlamentares.
Em nome da família, o tio do malogrado, Fernando Monteiro Cawewe, agradeceu o apoio recebido por parte das autoridades e da Assembleia Nacional. “Perdemos um filho, um irmão, um pai. Angola perdeu. Mas sentimos que ele cumpriu com dignidade a sua missão”, declarou, emocionado, descrevendo o deputado como um líder e ensinador respeitado.
O funeral de Diamantino Mussokola está marcado para este domingo, 22 , no município do Andulo, província do Bié.
A cerimónia de homenagem no Estado Maior General do Exército contou com a presença de deputados, titulares de órgãos de soberania, auxiliares do Executivo, magistrados judiciais, oficiais das Forças Armadas e representantes da sociedade civil.