África
Nações Unidas denunciam violação do acordo de paz entre RDC e Rwanda

As Nações Unidas afirmam que o cessar-fogo acordado entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Rwanda “não está sendo respeitado”.
De acordo com o enviado especial da ONU, Huang Xia, os esforços internacionais de paz são louváveis e promissores, mas até hoje não cumpriram suas promessas, tal como o cessar-fogo acordado que “não está sendo respeitado”.
Huang Xia pediu assim aos países da região que retomem o diálogo directo e franco e tomem todas as medidas necessárias para acabar com esta guerra de uma vez por todas.
Para Zenon Ngay Mukongo, representante da RDC nas Nações Unidas, a cessação das hostilidades, a retirada das tropas ruandesas, o fim de seu apoio ao M23 e a restauração da autoridade do Estado congolês sobre todas as áreas ocupadas, constituem condições inegociáveis para uma paz genuína.
“A cessação das hostilidades, a retirada das tropas ruandesas, o fim de seu apoio ao M23 e a restauração da autoridade do Estado congolês sobre todas as áreas ocupadas constituem condições inegociáveis para uma paz genuína”, sinalizou Zenon.
O conflito no leste da RDC custou a vida de milhares de pessoas, enquanto desloca milhões de suas casas.