África
Ministro das Relações Exteriores da China em visita a quatro nações africanas
O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, embarcou em uma visita a quatro nações africanas, nomeadamente, Namíbia, República do Congo, Nigéria e Chade, marcando o 35º ano consecutivo em que o ministro das Relações Exteriores chinês escolheu a África como destino para sua primeira viagem ao exterior do ano.
Por muitos anos, as visitas da China ressaltaram uma parceria profundamente enraizada e respeito mútuo entre a China e a África. Cada viagem visa abordar os principais desafios que a África enfrenta, desde o alívio da pobreza e o déficit de infraestrutura até o crescimento sustentável, disse um especialista.
“A China tem avançado no conceito de cooperação ganha-ganha e eles realmente acreditam que, à medida que se envolvem e se conectam com a África, são capazes de crescer como país, mas também podem fazer com que a África progrida de várias maneiras”, disse Raphael Obonyo, analista de políticas públicas e jovens africanos.
Ao longo dos anos, as visitas fortaleceram os laços diplomáticos e supervisionaram o estabelecimento do Fórum de Cooperação China-África.
Espera-se que a viagem deste ano abranja discussões sobre as principais parcerias econômicas nos quatro países africanos.