Mundo
Surto de vírus na China preocupa o mundo
O metapneumovirus humano, ou HMPV, é um vírus respiratório que causa sintomas semelhantes aos de uma gripe. Pode levar a complicações graves, como pneumonia, particularmente em bebés, idosos e pessoas com sistemas imunológicos mais fracos.
Não se trata de um vírus novo, mas está a deixar o mundo em alerta devido o elevado número de casos, afectando as crianças menores de 14 anos, no norte da China. O aumento de infecções está a levar à superlotação de hospitais, medidas de emergência e preocupações públicas sobre o surto.
Os principais sintomas são tosse, febre, congestão nasal e fadiga, com um período de incubação de três a seis dias. Ao contrário da covid-19, não há vacina ou tratamento antiviral específico para HMPV.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) não destacou a situação como uma emergência de saúde ao mundo todo, mas o aumento de casos levou as autoridades a reforçar os sistemas de controlo.
A Administração Nacional de Controle e Prevenção de Doenças da China relatou recentemente um aumento de infecções respiratórias, incluindo HMPV, durante o inverno.
Na Índia, as autoridades de saúde afirmam que não há necessidade de pânico, pois o HMPV é “como qualquer outro vírus respiratório”.