Ligar-se a nós

Sociedade

Mercado da Mabunda reabre com nova imagem após encerramento por risco de cólera

Publicado

em

O conhecido Mercado da Mabunda, localizado no município da Samba, em Luanda, reabriu oficialmente ao público hoje, 8, após um período de encerramento forçado por risco de contaminação da cólera.

A reabertura ocorre depois de uma requalificação profunda dividida em cinco fases, levada a cabo pelo Governo Provincial de Luanda (GPL), com o apoio de várias instituições públicas e privadas.

O mercado foi encerrado a 28 de fevereiro de 2025, na sequência de uma decisão conjunta entre autoridades sanitárias e o GPL, após inspeções técnicas revelarem condições críticas de higiene. Entre os principais problemas identificados estavam o acúmulo de resíduos sólidos, ausência de saneamento básico e o contacto direto dos produtos com águas contaminadas, factores que aumentavam drasticamente o risco de propagação da cólera na zona costeira da Mabunda.

O GPL diz que foi realizada uma mega-operação de limpeza, que abrangeu cerca de 17.000 m² da orla marítima. A empresa de limpeza urbana ELISAL liderou a iniciativa, com o apoio de agentes municipais e cidadãos voluntários.

Barcos abandonados ou em estado de deterioração foram removidos para facilitar o acesso e eliminar focos de contaminação.

Lembrar que, em abril, cerca de 500 vendedoras foram transferidas, de forma pacífica, para um espaço provisório montado na Praia Amélia. O novo local oferecia bancadas, pontos de água potável e cobertura para as comerciantes e seus clientes.

As autoridades da província de Luanda garantem que, “o novo Mercado da Mabunda está agora equipado com mais de 500 bancadas, sistema de água potável, energia elétrica, sanitários modernos, ecopontos, iluminação pública e vigilância sanitária”.

Uma equipa de limpeza permanente e seguranças foi destacada para garantir o bom funcionamento do espaço.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD