Sociedade
Medicina natural precisa desempenhar maior papel na saúde pública, diz naturopata
O naturopata Gabriel Viva considera “falta de interesse político” por parte do Governo angolano permitir que a medicina natural desempenhe um papel efectivo no fortalecimento da saúde pública.
Em declarações à Rádio Correio da Kianda, o especialista disse que apesar da existência de uma lei que reconhece e regula o exercício da medicina tradicional e natural, o sector continua a ser marginalizado pelas autoridades competentes.
O PhD em Medicina Integrativa e uma das figuras mais influentes neste domínio em Angola, denunciou ainda a proliferação de indivíduos que exercem a actividade sem qualquer formação ou qualificação académica, o que, segundo disse, coloca em risco a credibilidade da profissão e a segurança dos pacientes.
Por sua vez, o especialista em saúde pública Jeremias Agostinho, defendeu, igualmente, que a medicina natural poderia contribuir significativamente para a resolução de muitos problemas de saúde pública, sobretudo nas comunidades com difícil acesso aos serviços convencionais.
Ouça as declarações nos jornais da Rádio Correio da Kianda, em 103.7.
