Ligar-se a nós

Politica

Cinquentenário da Independência com novas condecorações e tributos históricos

Publicado

em

As celebrações dos 50 anos da Independência Nacional ganham novo destaque com o anúncio da próxima cerimónia de condecorações, marcada para o dia 6 de Novembro de 2025, em Luanda.

O acto, orientado pelo Presidente da República, João Lourenço, visa reconhecer personalidades nacionais e estrangeiras que, ao longo da história, contribuíram de forma relevante para a libertação de Angola, consolidação da paz e desenvolvimento do país.

De acordo com o comunicado da Presidência da República, a distinção será feita através da Medalha Comemorativa dos 50 anos da Independência Nacional, em três categorias: Classe de Honra, Classe Independência e Classe Paz e Desenvolvimento.

Na Classe de Honra, serão homenageados antigos Chefes de Estado que se destacaram no apoio à luta de libertação e à afirmação diplomática de Angola, como José Eduardo dos Santos, Nelson Mandela, Fidel Castro, Aníbal Cavaco Silva, Bill Clinton e Xi Jinping, entre outras figuras de referência mundial.

A Classe Independência contempla nomes incontornáveis da história nacional, entre eles António Agostinho Neto, Álvaro Holden Roberto, Jonas Malheiro Savimbi, Lopo do Nascimento e Lúcio Lara, reconhecidos pelo papel fundamental no processo que culminou com a proclamação da independência, a 11 de novembro de 1975.

No caso específico do Presidente António Agostinho Neto, o acto de outorga da medalha da Classe de Honra terá lugar no dia 11 de Novembro de 2025, na Praça da República, no âmbito da realização do Acto Central alusivo ao 50.º Aniversário da Independência Nacional.

Já a Classe Paz e Desenvolvimento destaca cidadãos, instituições e organizações que deram contributos importantes à reconciliação nacional, à cultura e ao progresso social, como a Fundação Sagrada Esperança, o agrupamento musical Ngola 74 e o Reverendo Jesse Jackson, dos Estados Unidos da América.

A Presidência solicita ainda que agraciados e familiares dos condecorados a título póstumo contactem a Comissão Organizadora, para tratar das questões relacionadas com as distinções.

Esta é mais uma etapa das celebrações que antecedem o acto central do 11 de Novembro, na Praça da República, onde o país prestará tributo aos que ajudaram a construir a sua história, liberdade e soberania.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD