Economia
Luís Lélis indicado para lidera BAI de forma interina
Luís Filipe Rodrigues Lélis foi indicado por força da nomeação de José de Lima Massano para o cargo de Governador do Banco Nacional de Angola.
Antes da sua indicação, como presidente interino da Comissão Executiva do BAI, Luis Filipe Rodrigues Lélis exerceu o cargo de administrador executivo e tinha sob sua responsabilidade as direcções de Banca Electrónica (DBE), Jurídica e Contencioso (DJC), Organização e Qualidade (DOQ), Sistemas de Informação e, cumulativamente, exerce as funções de presidente do conselho de administração da BAIGEST, sgoic, e presidente da comissão de remunerações da Nossa Seguros e do Banco BAI Cabo Verde.
Breve nota biográfica
Luis Filipe Lélis é licenciado em Finanças e Marketing pela University of Michigan. Exerceu as funções de Assistente do Director Geral da Sonangol entre 1996 e 1999, altura em que foi convidado para exercer, em comissão de serviço, as funções de Assessor do Ministro das Finanças.
Foi Administrador Não-Executivo da Mercury, Serviços de Telecomunicações, S.A. Em 2002, regressou à Sonangol, E.P. e foi nomeado Chefe de Departamento de Orçamento e Controlo Interno da Direcção de Finanças.
Em 2004 aceitou o convite para exercer as funções de Assistente do Presidente do Conselho de Administração do BAI, tendo exercido esta função até ao início de 2006, ano que foi nomeado Director Comercial e posteriormente Director-Coordenador. Foi eleito Administrador Executivo do BAI em Maio de 2006 e Maio de 2010.
