África
Líbano: ataque aéreo israelita faz quatro mortos
A Prensa Latina informou hoje que quatro pessoas morreram em consequência de um ataque aéreo israelita contra um carro na cidade de Majdal Anjar, no Vale do Bekaa, no Leste do Líbano.
A Agência Nacional de Noticias Libanesa avançou que um drone israelita atingiu o veículo na área fronteiriça entre o Líbano e a Síria, entre as passagens de fronteira de Masnaa e Jdeidet Yabous.
Segundo testemunhas, houve pelo menos quatro explosões em aldeias próximas ao local do atentado, enquanto equipas de defesa civil trabalharam para extinguir o incêndio no carro e recuperar os corpos das vitimas.
Soldados da ocupação israelita cruzaram a Linha Azul perto de Mays Al Jabal, penetrando cerca de 10 metros em território libanês antes de se retirarem.
Esses eventos fazem parte de violações contínuas relatadas por Beirute ao acordo de cessar fogo alcançado em Novembro de 2024, sob os auspícios internacionais, bem como a resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU.
As autoridades locais frisaram que desde Outubro de 2023, as operações militares Israelita contra o Líbano deixaram mais de quatro mil mortos e cerca de 17 mil feridos, antes de se transformarem em um conflito maior em Setembro de 2024.
O Governo libanês exige a cessação imediata das acções militares Israelitas, o respeito a soberania nacional e o fim das ocupação das áreas que permanecem sob controle desde confrontos anteriores.
