Politica
“Prorrogação das inscrições nos institutos médios demostra fragilidade do sistema escolar” – JPDP-ANA

O Secretário Nacional da JPDP-ANA, Paulo Manuel, disse este domingo, 24, à Rádio Correio da Kianda, que a prorrogação das inscrições nos institutos médios demostra a fragilização do sistema escolar nacional, que se debate actualmente com a problemática de falta de salas de aulas.
Encerra esta segunda-feira, 25, a nova fase de inscrições dos alunos nos institutos médio-técnicos que por razões diversas não conseguiram inscrever-se num Instituto Médio técnico.
A decisão de prorrogação que teve início na quinta-feira última, 21, tinha sido tomada pelo Instituto Nacional de formação de Quadros de Educação, do departamento ministerial de tutela, que através do ofício a que a Rádio Correio da Kianda teve acesso e dirigido aos gabinetes provinciais da Educação.
Paulo Manuel considera como grave o “exército de alunos que ficam sem acesso à educação anos após anos”, e culpabiliza por isto o governo pelas fracas políticas públicas voltadas para o sector.
O líder do braço juvenil do PDP-ANA reafirma a denúncia de vendas de vagas nas escolas públicas, sobretudo nos institutos de saúde, pelo que apela a maior fiscalização nas escolas e punição severa para os actores desta prática que diz serem na sua maioria professores e funcionários administrativos.
Assim sendo, os testes de selecção estão previstos para esta quarta-feira, 27, ao passo que a publicação dos seus resultados, estão agendados para a próxima sexta-feira, dia 29.
Já nos dias 3 e 4 devem ser realizadas as matrículas dos alunos seleccionados e no dia 5 serão afixadas as listas das turmas para que no dia 10 arranque se aulas, para os alunos das 10ª classes no ensino secundário, técnico-profissional e no Ensino secundário pedagógico.