Politica
João Lourenço reúne ministros da RDC e Ruanda na Cidade Alta
O Presidente da República, João Lourenço, recebeu esta terça-feira, 30, enquanto mandatário da União Africana para facilitar o processo de pacificação no leste da República Democrática do Congo, a Ministra de Estado e dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e Francofonia da RDC, Théresé Wagner, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Ruanda, Olivier Nduhungirehe.
Segundo comunicado da Presidência, “os dois diplomatas encontram-se em Luanda para a reunião recentemente anunciada e que visa a procura de caminhos para a paz e a concórdia nas relações entre o Congo Democrático e o vizinho Ruanda, sob a mediação de Angola”.
No último mês de Março, o presidente do Ruanda aceitou reunir com o seu homólogo da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, tendo Angola como mediador, num encontro que à época foi dito que aconteceria em breve.
Desde a intensificação dos conflitos entre as Forças Armadas da RDC e o M23, em Kivu do Norte, que Kinshasa e Kigali estão de costas viradas, com a RDC a acusar o Ruanda de financiamento ao grupo rebelde, acusação negada pelo presidente Kagame.
Numa nova página do conflito, recentemente, os Estados Unidos da América reconheceu publicamente e condenou o apoio de Ruanda ao M23, apelando ao governo ruandês para retirar imediatamente todas as suas forças do Congo.
Apelou, igualmente, aos rebeldes para se retirarem das suas actuais posições perto de duas áreas urbanas na província do Kivu do Norte.
Conflitos na RDC afectam directamente a SADC – João Lourenço