Politica
Conflitos na RDC afectam directamente a SADC – João Lourenço
O Presidente da República, João Lourenço, disse esta sexta-feira durante a sua visita de trabalho ao Secretariado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, no Botswana, que o conflito na República Democrática do Congo afecta directamente todo o processo de desenvolvimento e de integração da SADC.
O chefe de Estado angolano, e presidente em exercício da SADC, que discursava no encontro com altos funcionários do Secretariado Executivo da SADC, acrescentou que a principal preocupação da organização, quanto à paz e segurança, continua a ser a situação reinante na RDC.
João Lourenço referiu o compromisso assumido pela organização no sentido de enviar um destacamento das forças da Brigadas da SADC, para ajudar a RDC.
Ressaltou ainda que no trabalho das forças da SADC no âmbito da paz e segurança, é possível notar que a situação actual em Moçambique é consideravelmente mais tranquilo.
Durante o seu discurso, o Presidente destacou a importância do Corredor do Lobito para a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral na revitalização e dinamização de vários empreendimentos.
Sobre o assunto, o politólogo Luís Paulo Ndala entende que a visita do presidente João Lourenço a Gaberone, na qualidade de presidente em exercício da SADC, visa dar indicadores importantes aos programas que estão estabelecidos.
Ndala disse, por outro lado, que a visita vem dar “fôlego” aos aspectos económicos e autárquicos do país.
Já o especialista em Relações internacionais, Isaac Canjengo afirma que a visita visa analisar as questões políticas da organização.
Pingback: João Lourenço reúne ministros da RDC e Ruanda na Cidade Alta - Correio da Kianda - Notícias de Angola