Mundo
Japão e Ucrânia assinam acordo para reconstrução do território destruído pela guerra
Numa altura em que decorrem negociações para a paz na Ucrânia, onde tropas russas continuam a combater, desde Fevereiro de 2022, o Japão e a Ucrânia assinaram nesta segunda-feira, 19, um memorando de cooperação sobre a reconstrução da infraestrutura ucraniana afectada pela invasão russa. O acordo tem como base, a experiência dos especialistas japoneses após o terramoto e tsunami de 2011.
O ministro das Infraestruturas da Ucrânia, Oleksandr Kubrakov, recebeu do ministro da Reconstrução do Japão, Hiromichi Watanabe, recomendações de políticas e conhecimentos para uma reconstrução sustentável com base na experiência do terramoto que resultou no desastre da central nuclear de Fukushima Daichii.
“A guerra não dura para sempre, e precisamos (…) reconstruir toda a infraestrutura, casas e economia destruídas. O conhecimento do Japão é extremamente importante e único no mundo”, declarou Kubrakov.
Por sua vez, o ministro japonês, Hirochimi Watanabe indicou que, “para a reconstrução, é essencial não apenas melhorar a infraestrutura, mas também fortalecer a resiliência e a capacidade de resposta às futuras emergências”.
Os dois gabinetes comprometeram-se a partilhar informações e experiências em matéria de desenvolvimento da política de reconstrução, a incentivar a participação mútua em seminários técnicos e exposições, bem como qualquer outra forma de cooperação a decidir entre as duas partes, de acordo com um comunicado.