Ligar-se a nós

Mundo

Israel alcançou e tentou matar presidente do Irão na guerra dos 12 dias

Publicado

em

O presidente do Irão, Masoud Pezeshkian, que do ponto de vista constitucional, é a segunda pessoa politicamente mais poderosa e influente daquele país persa, tinha, afinal, sido alcançado pela precisão israelita, e acabou ferido num bombardeio israelense durante a guerra que durou 12 dias.

A informação está a ser noticiada por diferentes meios de comunicação social iranianos.

O ataque ocorreu logo aos primeiros dias do início da guerra entre os dois países, em Junho deste ano, numa altura em que Masoud Pezeshkian se encontrava reunido num complexo militar, um encontro em que também participou o presidente do Parlamento e a mais alta autoridade judicial do país, de acordo com a imprensa.

Para o ataque, após ter identificado os alvos, Israel lançou seis mísseis para bloquear as saídas, mas a tropa e as forças de segurança iranianas conseguiram encontrar uma rota de fuga para o presidente e outros quadros seniores do país.

Apesar da dinâmica dos operacionais de segurança, o presidente Masoud Pezeshkian acabou ferido nas pernas.

Vale referir que, há dias, Masoud Pezeshkian revelou numa entrevista que Israel tentou matá;lo, mas não deu mais detalhes.

Importa sublinhar que a guerra directa entre Israel e o Irão se deu em 13 de Junho, com múltiplos ataques de Telavive às instalações nucleares de Teerão.

Sob o codinome “Operação Leão Ascendente”, as Forças de Defesa de Israel (FDI) e a Mossad atacaram importantes instalações nucleares, instalações militares e áreas residenciais. E o Irão respondeu com a “’Operação Promessa Verdadeira III”, lançando mísseis balísticos e drones contra instalações militares, instalações de inteligência e áreas residenciais israelenses.

Durante o referido conflito militar, Israel assassinou vários líderes militares iranianos, líderes da Guarda Revolucionária Iraniana, e cientistas nucleares de alto escalão.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD