Sociedade
Homens lideram lista dos funcionários públicos em Angola
Os dados divulgados esta segunda-feira, 15, apontam que o número de funcionários públicos angolanos cresceu 4,5% em 2024 para 426.632 pessoas, o maior aumento dos últimos anos, decorrente da regularização dos vínculos contratuais, onde cerca de 56,5% dos funcionários públicos são homens.
Estas estatísticas demostram um desequilíbrio que revela necessidade de promover políticas que reforcem igualdade entre gêneros, disse o secretário de Estado, justificando a diferença com os níveis de formação superior dos homens comparativamente às mulheres.
Segundo Domingos Filipe, o aumento de funcionários, o maior dos últimos anos, evidencia um reforço nos vínculos laborais, permitindo que funcionários que estavam a contrato passassem a integrar o quadro de efectivos, realçando que não representam por isso despesa adicional.
Fora deste número, que representa cerca e 3,4% do total da população angolana empregada, ficam os funcionários integrados nos órgãos de defesa e segurança (militares e paramilitares) que rondam as 500 mil pessoas.
Luanda, com 11% do total, seguida de Huíla e Huambo são as províncias que concentram mais funcionários públicos, sendo a educação, com 42%, a Saúde, com 17% e a Justiça, com 3%, os sectores com maior número de trabalhadores.
Os números foram avançados pelo secretário de Estado da Administração Pública, Domingos da Silva Filipe, durante o 12º briefing para balanço das acções do primeiro semestre de 2025, que decorreu no Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), nesta segunda-feira, 15 de Setembro.
