Sociedade
Governo aprova implementação da monodocência co-adjuvada no ensino primário
O ensino primário vai contar no próximo ano lectivo, com um plano operacional do Novo Modelo Curricular e de Docência para a 5ª e 6ª classes, que vai definir um conjunto de actividades que servirão de normas orientadoras para a implementação de um novo Plano de Estudos no 3º ciclo do ensino primário.
O Novo Plano de Estudos no 3º ciclo do ensino primário vai incluir a monodocência coadjuvada, que consiste na existência de turmas asseguradas por um professor titular da turma, auxiliado por até dois professores, em componentes curriculares específicas.
A informação foi prestada pela ministra da Educação, Luísa Grilo, no final da 6ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, realizada sexta-feira, 27, última, na Cidade Alta, sob orientação do Presidente da República, João Lourenço.
O novo plano vem reforçar o processo de implementação das línguas angolanas no currículo escolar e a inserção das principais línguas de comunicação internacional.
A implementação do modelo de docência e da respectiva proposta curricular para a 5ª e 6ª classes decorrerá progressivamente, num período de cinco anos, compreendendo cinco fases, nomeadamente, experimentação, monitoria e avaliação, sendo a primeira fase, a de generalização e monitoria, avaliação e correcção, a segunda fase, de generalização total e avaliação de impacto.
O académico Vita Francisco disse que as condições inadequadas e há existência de escolas com poucos recursos podem não favorecer a aplicação desta medida.
Vita Francisco afirmou ainda que a “péssima qualidade do ensino primário em Angola, deve-se pela falta de conhecimento primordial dos professores, pelo que alerta para a necessidade se prestar maior atenção às infra-estruturas e a qualidade da formação ministrada na base”.
