Ligar-se a nós

África

“Fuga de Rajoelina da liderança do seu país não terá implicações negativas a SADC”, diz Rui Verde

Publicado

em

O jurista Rui Verde entende que a deposição do presidente do Madagáscar não representa qualquer problema grave para a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), embora esteja a ocupar a actual presidência Rotativa da organização.

Para o especialista, existem duas soluções possíveis para a presente situação, que passam, em primeiro lugar, pela nomeação de um novo presidente de Madagáscar, que possa assumir todas as funções em representação do país, incluído a presidência da SADC.

Em segundo lugar, Rui Verde, prevê como resolução a antecipação do sucessor de Madagáscar para presidência da SADC.

O analista luso disse ainda que a resolução desta questão é facilitada pelo facto de a presidência da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral ser essencialmente honorífica e de coordenação de actividades, pelo que entende que a fuga de Andry Rajoelina da liderança do seu país não terá implicações negativas a SADC.

Embora ainda não tenha anunciado a sua renúncia, o presidente de Madagáscar fugiu do seu país na noite desta segunda-feira, 13, segundo disse, “para proteger a própria vida”, após uma unidade das Forças Armadas aplicar um Golpe de Estado. A questão é que Andry Rajoelina é também o Presidente rotativo da Comunidade de Desenvolvimento da África Astral.

Rajoelina assumiu a presidência rotativa da SADC em Agosto de 2025, com mandato vigente até o mesmo mês de 2026, gestão esta comprometida agora com o seu exílio forçado.

Conforme o Correio da Kianda noticiou anteriormente, Rajoelina terá sido retirado do país a bordo de um avião militar francês, após um entendimento com o seu homólogo, Emmanuel Macron.

Desde o último dia 25 de Setembro, que o Madagáscar vive uma vaga de protestos inicialmente motivados por cortes de água e de electricidade, que evoluíram para contestação ao poder. No sábado, 11, uma unidade do exército com papel histórico em anteriores crises políticas, composta por elementos do CAPSAT, declarou apoio aos manifestantes e apelou à desobediência.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD