Economia
FMI recomenda Angola a reforçar aposta em sectores-chaves para diversificação económica
O Fundo Monetário Internacional recomendou a Angola que reforce a aposta em sectores-chave para diversificação económica. A informação consta num comunicado do Governo, por ocasião da visita ao país da directora do FMI, Kristalina Georgieva.
“O FMI encorajou Angola a manter o foco na agricultura, na indústria transformadora, no suporte à cadeia de valor de todo o agronegócio, e a reforçar a aposta no emprego juvenil, turismo, pescas e tecnologias para a diversificação da economia”, lê-se na nota.
Kristalina Georgieva, que participou nesta quarta-feira, 19, de uma reunião com a Equipa Económica do Executivo, chefiada ministro de Estado para a Coordenação Económica, tem na agenda um encontro com o Presidente da República, João Lourenço.
Por sua vez, o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Relações Internacionais do Ministério das Finanças disse que a “reunião serviu igualmente para felicitar a República da Angola pela capacidade destemida que teve em realizar o ajustamento macroeconómico, em contextos extremamente delicados e difíceis, com exigências de sacrifícios para o país, mas que culminou com um quadro macroeconómico mais estável que o país vive”.
Patrício Neto avançou, igualmente, que o FMI manifestou disponibilidade para apoiar o Governo de Angola, tendo destacado a importância do Corredor do Lobito, no quadro da integração regional.
