Connect with us

Mundo

ONU elogia decisão do FMI de desbloquear 80 mil milhões de dólares para países pobres

Published

on

O secretário-geral das Nações Unidas elogiou, hoje a decisão do FMI de permitir a alocação, pelos Estados membros, dos Direitos Especiais de Saque, afirmando que pode desbloquear 80 mil milhões de dólares em ajuda ao desenvolvimento.

Segundo a ONU, em causa está a possibilidade de os bancos vocacionados para financiar o desenvolvimento poderem receber dos Estados membros do FMI as verbas que não estão a ser usadas desde a alocação de 650 mil milhões de dólares, feita no seguimento da pandemia da covid-19, que poderão agora transformar-se em até 80 mil milhões de dólares.

O que a administração do FMI agora decidiu é que, do ponto de vista contabilístico, essas verbas possam ser canalizadas para bancos de desenvolvimento ou outros detentores prescritos de SDR e, ao mesmo tempo, manterem-se contabilizadas nas contas dos países em desenvolvimento.

Guterres apela aos países que não estão a usar essas verbas, a redireccionarem para bancos multilaterais de desenvolvimento, para aumentar os empréstimos concessionais aos Estados mais pobres.