Politica
Fernando da Piedade Dias dos Santos lembrado como referência de consenso e serviço ao país
O governador da província de Icolo e Bengo, Auzílio Jacobe, destacou a capacidade de diálogo e a permanente busca de consenso que caracterizavam Fernando da Piedade, sublinhando que se tratava de um dirigente que acreditava na concertação como caminho para a estabilidade política e social.
As mensagens de homenagem e reconhecimento à memória de Fernando da Piedade Dias dos Santos, antigo presidente da Assembleia Nacional, foram feitas hoje, 22, antes do seu sepultamento, onde juntaram-se também as reacções de governantes provinciais, que enalteceram o seu percurso político e humano, sublinhando a dimensão do legado deixado ao país.
“Nandó foi um homem que soube ouvir diferentes sensibilidades e transformar divergências em entendimentos, sempre com Angola como prioridade”, sublinhou o governante.
Por sua vez, o governador da província de Lunda Sul, Gildo Matias, considerou que a morte de Fernando da Piedade Dias dos Santos representa uma perda irreparável para a Nação, afirmando que “o país perdeu um dos seus melhores filhos”. Para Gildo Matias, o antigo presidente da Assembleia Nacional deixa um exemplo de dedicação à causa pública, patriotismo e compromisso com os valores republicanos.
As reacções juntam-se às palavras da família, que, momentos antes do sepultamento, destacou o lado humano, a coerência política e o sentido de missão de Fernando da Piedade Dias dos Santos, cuja trajectória continua a ser evocada como referência de serviço, diálogo e entrega a Angola.
“Apesar do inesperado passamento físico, temos a certeza de que continuas espiritualmente connosco. Expressamos o nosso maior e mais profundo sentimento de gratidão. Gratidão por Deus, e gratidão por sermos escolhidos como teus filhos. Gratidão por nos permitir fazer parte da história do grande homem que foste. Verdadeiro chefe de família, pai, amigo, o nosso brincalhão, o nosso dançarino, e acima de tudo um homem apaixonado pela política, e comprometido com seus valores e com o sonho de uma Angola melhor”, frisaram.
Referir que o antigo Presidente da Assembleia Nacional e Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nandó”, morreu na quinta-feira última, vítima de doença súbita, em, Luanda.
