Sociedade
Executivo cria centro de apoio às populações afectadas pela cólera
O Secretário de Estado para a Saúde Pública constatou esta quarta-feira, 15, a situação epidemiológica no bairro Paraíso, epicentro da cólera em Luanda.
Carlos Pinto de Sousa, avançou à imprensa que a visita integra-se no plano de acção de prevenção da doença, que inclui a instalação de um centro de tratamento para o apoio imediato à população afectada, nos bairros Paraíso e Belo Monte, bem como a instalação de reservatórios artificiais de água.
“Nós começámos a implementar as acções de prevenção. Vamos começar com a instalação da tenda, e, se tudo correr bem, até amanhã, quinta-feira, estará tudo montado. Também temos outro ponto, que é no Belo Monte, que está a receber o mesmo tratamento”, afirmou.
Por outro lado, o secretário de Estado considerou serem urgentes os trabalhos de prevenção e contenção da cólera. Para tal, informou que haverá o envolvimento de outros parceiros.
“Nós temos de actuar rapidamente e cortar a transmissão desta doença, porque é uma doença que está ao nosso alcance e é de fácil transmissão. Estamos a interagir com toda a população, inclusive com as associações, associações de moradores e todas as forças vivas aqui”, disse o Secretário de Estado.
Referir que foram registados até ao momento, um total de 332 casos de cólera, e 20 mortes.