Mundo
EUA apelam para fim urgente do conflito entre Hezbollah e Israel
Um enviado especial do Presidente dos Estados Unidos apelou esta terça-feira para o “desanuviamento urgente” das trocas de tiros entre o Hezbollah libanês e Israel, tendo como pano de fundo a guerra na Faixa de Gaza.
Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, em 07 de Outubro, o Hezbollah, que tem o apoio do Irão, tem trocado regularmente tiros com o exército israelita em apoio do aliado palestiniano.
“O conflito entre Israel e o Hezbollah já durou tempo suficiente”, afirmou Amos Hochstein durante uma visita a Beirute, citado pela agência francesa AFP.
O Hezbollah intensificou os ataques contra alvos militares no norte de Israel na semana passada, depois de um dos seus principais comandantes ter sido morto num ataque israelita.
No entanto, o movimento não reivindicou qualquer ataque contra Israel desde sábado à tarde, apesar dos ataques israelitas na zona fronteiriça no sul do Líbano, incluindo um na segunda-feira que matou um combatente.
Em 31 de Maio, Joe Biden anunciou um plano para um cessar-fogo em Gaza, apresentado como sendo uma proposta de Israel.
Mais de oito meses de violência causaram a morte de pelo menos 473 pessoas no Líbano, na maioria combatentes do movimento islamita libanês e 92 civis, segundo uma contagem da AFP.