Sociedade
Estrada inaugurada pelo PR no Lubango sem iluminação Pública a quase um anos

A cidade do Lubango ganhou nos últimos dois anos novas estradas asfaltadas que, como não deixaria de ser, contribuem grandemente para a melhoria da circulação rodoviária tanto no casco urbano como na periferia.
Uma delas é a estrada que parte da santa (zona dos baraçõs) passando pela Escola de Sargento até à rotunda do João de Almeida. A mesma foi inaugurada pelo Presidente da República, João Lourenço durante o consulado de Marcelino Tyipingue, concretamente , a 23 de Julho de 2018.
A quase um ano que uma parte da estrada está escuras, tudo porque, as lâmpadas dos postes de iluminação pública estão fundidas, e ninguém ousa fazer a substituíção das mesmas.
Para os automobilistas, a situação é preocupante uma vez que cria enormes dificuldade na circulação no período da noite.
“Na verdade, há diferença entre conduzir numa estrada iluminada e numa estrada escura. Os riscos são maiores numa estrada escuras, sobretudo, quando é dentro de localidades”, disse José António. Já Manuel Fernando Lamenta a falta de manuntenção.
” Esse é um mal que, me parece, enfermar o nosso país. As coisas são feitas e depois de feitas ninguém mais pensa na manutenção”, sublinhou. Para ele ,” essa é uma cultura que deve ser banida no seio dos gestores públicos. Se esse mal prevalecer, então, os investimentos serão em vão, uma vez que teremos infra-estruras que custaram tanto milhões ao dinheiro de todos nós a degradar “.
Apontou como exemplo, o Estádio da Tundavala que no âmbito do CAN que o país realizou em 2010, acolheu uma das série , que actualmente se encontra em via de degradação.
Entretanto, uma fonte anónima ligada à ENDE na região disse ao Correio da Kianda, que a responsabilidade da manutenção do sistema de iluminação pública da cidade do Lubango é da Administração Municipal do Lubango.