Sociedade
Especialista denuncia falhas graves no Ministério da Saúde e pede auditoria
O jurista David Mendes denunciou aquilo a que chamou de “problemas sérios” na forma de pagamento dos colaboradores e diferentes fornecedores do Ministério da Saúde, pelo que defende uma auditoria.
O especialista, que falou este sábado durante o programa Tribuna Livre, da Rádio Correio da Kianda, justificou a necessidade da avaliação das finanças do ministério pelo facto de haver unidades hospitalares em diversas regiões no interior do país, que não dispõem das condições necessárias para o tratamento condigno dos pacientes.
David Mendes, fez saber que existe ainda uma grande disparidade nas condições apresentadas pelos hospitais públicos, sendo que alegadamente algumas unidades chegam a ser mais privilegiadas que as outras.
Por sua vez, Luís Van-Duném que reagiu à informação a dar conta que o Hospital Geral da Lunda Norte David Bernardino “Kamanga” está com os serviços de cirurgia geral e de ortopedia inoperantes, por falta de médicos especializados, entende que após o problema no ministério da saúde revela uma “falha no sistema de política pública voltada a gestão estratégica de recursos humanos.
Para tal, o especialista disse que a questão pode ser resolvida através da adopção de uma “cláusula de formação” introduzida nos contratos de prestação de serviço dos técnicos estrangeiros que se deslocam à Angola.
