Ligar-se a nós

Economia

Empresas virtuais movimentam Kz 20 milhões em 2019

Publicado

em

As trocas comerciais realizadas online por sete empresas movimentaram tributos na ordem dos 15 a 20 milhões de kwanzas, em 2019, segundo dados registos pelo Sistema Integrado de Gestão Tributária (SIGT).

O referido valor, de acordo com a nota publicada na página oficial da Administração Geral Tributaria (AGT), foram movimentados pelas empresas dedicadas a este sector, tais como a Baiqi, Baobabay, E-Soba, MeuMerkado, Otchitanda, Stekargo e Tupuca.

A informação consta de um artigo científico de Altair Marta, coordenador dos Pareceres Técnicos e Tratados Internacionais do Centro de Estudos Tributários da AGT, publicado recentemente na prestigiada Revista do Centro Interamericano de Administrações Tributárias (CIAT).

O autor reconhece que a inexistência de legislação específica sobre comércio electrónico estabelece uma desvantagem para o Tesouro Nacional, pela possibilidade de existir tentativas de fraude e evasão fiscal.

Altair Marta destaca que a Lei das Actividades Comerciais, em vigor, define o comércio electrónico como actividade à distância, efectuada essencialmente por via informática, sendo, porém, uma lei ambígua.

Na sua abordagem, acentua que descarta o negócio digital como actividade comercial, considerando-o apenas como uma modalidade de venda.

O autor considera, como ponto de partida, à busca de soluções e alternativas apresentadas pelas instituições ou organismos internacionais para melhorar a tributação das empresas que operam no comércio electrónico, bem como um alinhamento interministerial sobre o tema.

O mercado angolano conta, actualmente, com mais de 70 empresas com o Código de Actividade Comercial (Comércio a retalho, por correspondência ou via Internet).

Dados do Instituto Angolano das Comunicações  (Inacom), indica que em Angola existem cerca de seis milhões de utilizadores de Internet.

Por Angop 

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD