Connect with us

Economia

Taxa de desemprego fixou-se em 34% no terceiro trimestre

Published

on

A taxa de desemprego em Angola, no terceiro trimestre deste ano, fixou-se em em 34%, valor superior a 1,3 pontos percentuais (pp) em relação ao trimestre anterior.

Comparativamente ao período homólogo de 2019, houve um aumento de 3,9 pontos percentuais.

De acordo com os dados sobre o desempenho do desemprego e emprego em Angola registados no terceiro trimestre deste ano, publicado nesta sexta-feira, 06, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego foi estimada em cinco milhões 286 mil e 45 pessoas com mais de 15 anos de idade.

Os dados apresentados  pela directora-geral do INE, Chaney Rosa John , fazem menção ao aumento de cerca de 9,9% em relação ao  trimestre anterior (II trimestre) deste ano e  22%  comparando com o período  homólogo.

Em conferência de imprensa, Chaney Rosa John referiu ainda o aumento da população empregada, a partir dos 15 anos de idade, em 3,7% em relação a  segundo trimestre deste mesmo ano.

Conforme os dados do INE, a taxa de emprego no trimestre situou-se em 59,7%,  com um aumento de 1,3%  em relação ao trimestre anterior (II) deste mesmo ano.

Rosa John explicou que os dados apresentados são ponderados tendo em conta por estimativa  a população residente  em Angola. que é calculada a  partir  dos resultados definitivos do  recenseamento  geral da população 2014  e da projecção da população de 2014/2050.

Como amostra, o INE trabalhou com  mais de  10 mil  944  agregados familiares, sendo seis mil 36 na zona urbana e quatro mil 400 na zona  rural.

Este tipo de inquérito, em Angola, de acordo com a directora geral do INE, é feito  por amostragem probabilística por província, dirigido aos agregados  familiares residentes no país, estando  excluídos deste processo os agregados familiares residentes no país em habitações colectivas, como hospitais, hotéis, quartéis militares,  entre outros.

Neste evento foi também apresentado o Indicador do Preço Grossista (IPG) durante o mês de Setembro deste ano.

Por Angop