Sociedade
Detidos onze cidadãos por contrabando de combustíveis no Moxico Leste
No Moxico Leste foram detidos onze cidadãos, dos quais sete nacionais e quatro outros da República Democrática do Congo, pelos factos constitutivos de crimes de contrabando de combustíveis do tipo gasóleo e gasolina, quando os implicados tentavam entrar na RDC.
A operação dos efectivos da Polícia Nacional resultou na apreensão de 22 camiões que transportava os derivados de petróleo e 2 milhões e 148 mil kwanzas.
Já, no dia 21 do mês em curso, as autoridades detiveram um cidadão de 19 anos de idade por tentativa de corrupção activa aos agentes do SIC, com o valor 1 milhão e 398 mil kwanzas, mandatado pelo proprietário da viaturas, já identificado segundo a corporação, com vista ocultar o crime.
Sobre o assunto, o jurista Alexandre Sebastião André defende que o combate ao contrabando de combustíveis não deve se restringir apenas na detenção de motoristas, que foram apanhados na fronteira, mas que se estenda aos mandantes “patrões” que supostamente estejam protegidos em Luanda.
Alexandre Sebastião André, afirma que essas práticas são a sequência dos crimes de corrupção consubstanciados em desvios e aliciamentos, defende medidas duras nos termos da lei com molduras penais máximas.
Serviços de Investigação Criminal e Polícia da Guarda-Fronteira frustram mais actos de contrabando de combustíveis do tipo gasóleo e gasolina, quando os implicados tentavam entrar na RDC.
