Sociedade
Cuanza Sul: hospital provincial 17 de Setembro com serviço de TAC inoperante há mais de cinco meses

O serviço de TAC do hospital provincial 17 de Setembro, na cidade do Sumbe, no Cuanza Sul, está inoperante há mais de cinco meses, o que está a causar constrangimentos ao normal funcionamento no atendimento médico especializado.
O Director Geral do hospital provincial 17 de Setembro, Agostinho Cardoso, que prestou a informação à Rádio Nacional de Angola, revelou que o estado inoperante do serviço está a causar constrangimento, a julgar pela demanda da população que acorre àquele hospital em busca de tratamento especializado.
“Nós temos tido ali uma avalanche muito alta, na verdade. Atendemos em média de 70 a 80 pacientes diários”, disse.
Para inverter a situação, Agostinho Cardoso, garantiu que se está a trabalhar nesta altura para a recuperação do equipamento.
“Já está a bom caminho, provavelmente daqui a mais duas, três semanas teremos o TAC resolvido. Já estamos há mais de cinco meses sem o TAC funcionar”, disse.
Agostinho Cardoso anunciou ainda a retomada do serviço de imagiologia, cujo aparelho de raio-x esteve paralisado devido à oscilação da corrente elétrica.
“Há um tempo atrás tivemos problemas com o raio-x, isto por causa da oscilação de energia que tivemos, portanto, a nível da instituição. Mas já estamos há quase três meses sem esse problema. Os raios-x estão a funcionar. Não, não há problemas nenhum, porque, na verdade, todo paciente que chega no banco de urgência, até nas consultas externas, quando são solicitados os raios-x, quase na hora faz o exame”, afirmou.