Ligar-se a nós

Sociedade

Cuanza Sul: fazendeiros podem perder terras por falta de exploração, diz Mara Quiosa

Publicado

em

A governadora da província do Cuanza Sul anunciou que alguns fazendeiros poderão perder as terras, por os detentores não estarem a dar o devido efeito da concepção.

Mara Quiosa advertiu que o Governo poderá fazer cedência das terras a favor de outros interessados.

“Fazendeiros que não exploram terras ocupadas serão transferidas para outros interessados”, alertou Mara Quiosa.

Já, o Embaixador da China acreditado no nosso país, Zhang Bin, que deslocou-se ao Cuanza Sul para se informar sobre o potencial no âmbito da exploração agrícola, disse que há possibilidade da cooperação.

Sobre a medida do governo do Cuanza Sul, a jurista Evandra Fortuna, disse à Rádio Correio da Kianda, que a afirmação da governante enquadra-se no principio do aproveitamento útil das terras, por entender que a terra, segundo a Constituição é propriedade do Estado, que defende o aproveitamento útil deste bem.

A jurista, disse que o Estado pode alienar esse bem a um outro ente que tenha requisitos para o fazer.

“Numa visão técnico-jurídica e enquadrando no nosso ordenamento jurídico, enquadra-se segundo o princípio do aproveitamento útil e efectivo das terras. A legislação prevê que a terra é propriedade originária do Estado, ou seja, o Estado é o detentor originário da titularidade da terra. O Estado, enquanto detentor originário da titularidade da terra, pode atribuir de forma perpétua ou temporária a particulares, ou seja, a cidadãos, o direito alienável, não se torna um direito inalienável, ou seja, um direito alienável pode ser retirado ao aproveitamento de uma determinada parcela de terra”, disse.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD